Sabtu, 17 Maret 2018

Significado de Software

O que é Software:Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o computador, por exemplo, a CPU, a memória e os dispositivos de entrada e saída. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador.O termo inglês "software" foi usado pela primeira vez em 1958 em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey. Foi também ele o responsável por introduzir o termo "bit" para designar "dígito binário".Os softwares podem ser classificados em três tipos:Software de Sistema: é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).Software de Programação: é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.Software de Aplicação: são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, as base de dados, os sistemas de automação industrial, etc
Existe também o conceito de software livre, que remete para um programa que dá liberdade ao utilizador, permitindo que ele o estude, modifique e compartilhe com outras pessoas. Para isso, é preciso que o utilizador possa aceder o código-fonte, para mudá-lo conforme as suas necessidades.Significado de HardwareCompartilharO que é Hardware:Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione.O hardware é basicamente utilizado por computadores e elementos eletrônicos. Qualquer equipamento físico como chaves, fechaduras, correntes e peças do próprio computador, são chamados de hardware.O hardware não se limita apenas a computadores pessoais, também está disponível em automóveis, celulares, tablets e etc.Existem vários tipos de hardware, que têm diferentes objetivos e funcionalidades. O hardware de rede, por exemplo, é um equipamento que é construído com o propósito de possibilitar e gerir equipamentos que estão conectados em rede.A impressora, o scanner, o monitor, mouse e o teclado de um computador é considerado hardware deste PC. Em suma, os hardwares são todos os periféricos conectados em um sistema operacional.

Não apenas os componentes externos, como também os que estão dentro do gabinete do computador são classificados como hardwares. Exemplo: placa de memória RAM, disco rígido, leitor de CD e DVD e etc.
Na internet, existem diversos sites e fóruns especializados em ajudar os usuários e leigos em "mecânica informática" a instalarem ou configurarem hardwares, como é o caso do Clube do Hardware.

Hardware e softwarePara o bom funcionamento do hardware, é também necessário o software, que é a parte lógica da informática. O software tem a função de fornecer instruções ao hardware, capacitando a realização das operações de um equipamento.

Software é qualquer programa de computador que possa ser utilizado, copiado e etc. Apenas com a combinação de software e hardware o computador pode funcionar de forma mais correta e eficiente.

Significado de InternetCompartilharO que é a Internet:A internet é o conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando um protocolo comum.Este protocolo compartilhado pela internet é capaz de unir vários usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de todos os tipos em um mesmo acesso.Ela então é formada por computadores comuns e por outros especiais, chamados de servidores, que são máquinas com grande poder de processamento e conexões velozes. Os servidores são controlados por universidades, empresas e órgãos do governo.A internet traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços, como os documentos inter-relacionados de hipertextos da World Wide Web (WWW), redes ponto-a-ponto (peer-to-peer) e infraestrutura de apoio a correios eletrônicos (e-mails).

A internet também possui um alcance e uma abrangência ímpar, podendo auxiliar inclusive mídias eletrônicas e impressas, uma vez que uma informação pode ser acessada de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, por uma única pessoa.Atualmente é possível encontrar computadores ligados à Internet em quase todos os lugares (empresas, lares, escolas, universidades, clubes, igrejas, etc) do cotidiano. As pessoas que já utilizam esse meio de comunicação experimentam cada vez mais alterações em seu modo de vida por meio da internet.Seu nome tem origem inglesa, onde o termo inter significa "internacional" e net significa "rede", ou seja, "rede internacional".

Veja mais sobre a Web e WWW

História da internet Ainda que a internet tenha um tempo de vida e uma história relativamente breves, ela se revela como um grande fator de comunicação, integração social e armazenamento de dados e informações de todos os tipos, além da globalização de produtos.A origem da internet é datada pelos idos de 1960, quando os Estados Unidos encomendou uma pesquisa para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores.Embora este trabalho, juntamente com projetos no Reino Unido e na França, tenha levado a criação de redes precursoras importantes, ele não criou a internet de fato.Entretanto, ela surgiu oficialmente em 1993, onde deixou de ser utilizada apenas por governos e de natureza acadêmica, e passou a estar presente nos diversos segmentos de empresas, residências, e etc. As conexões para acessar a internet também evoluíram muito com o passar dos anos, tornando-a cada vez mais rápidas e práticas.No período entre a década de 1990 e o início dos anos 2000, notou-se um rápido crescimento do uso da internet, por conta das inovações tecnológicas que foram sendo criadas a partir dela.A grande maioria destas inovações permite cada vez mais a troca de informações e mensagens instantâneas em uma velocidade de segundos.Veja também o significado do Marco Civil da Internet e da Internet das 

Significado de CPUCompartilharO que é CPU:CPU é sigla inglesa de Central Processing Unit, que, em Português,significa“UnidadeCentra de Processamento”. Também conhecido como processador, a CPU corresponde ao cérebro do computador, onde é feita a maior parte dos cálculos.É o elemento de maior importância em equipamentos eletrônicos. É responsável pelo processamento de todos os tipos de dados e pela apresentação do resultado do processamento.Inicialmente, a CPU era composta por vários componentes separados, mas evoluiu para um único circuito integrado que recebeu o nome de microprocessador.O microprocessador é um dispositivo programável de entrada e saída de dados, que processa os dados digitais de entrada e, associando as instruções armazenadas em sua memória, fornece como saída os dados resultantes do processamento.Uma CPU é composta pelos seguintes componentes:· Unidade lógica e aritmética (ULA): executa as operações aritméticas e lógicas

· Unidade de controle (UC): extrai instruções da memória e as decodifica e executa, requisitando a ULA quando necessário

· Registradores e Memória cache: armazena dados para o processamento

A velocidade de processamento das informações em um computador está diretamente relacionada à velocidade do processador. Quanto mais rápido o processador, maior a velocidade de processamento.Intel e AMD são as principais empresas fabricantes mundiais de processadores.Significado de URLCompartilharO que é URL:URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet, e significa em inglês Uniform Resource Locator, e em português é conhecido por Localizador Padrão de Recursos.Em outras palavras, url é um endereço virtual com um caminho que indica onde estáo que o usuário procura, e pode ser tanto um arquivo, como uma máquina, uma página, um site, uma pasta etc. Url também pode ser o link ou endereço de um site

Um URL é composto de um protocolo, que pode ser tanto HTTP, que é um protocolo de comunicação, FTP que é uma forma rápida de transferir arquivos na internet etc.O formato das URL é definido pela norma RFC 1738.Encurtador de URLUm encurtador de URL (ou URL shortener, em inglês) é uma ferramenta que compacta links muitos extensos. Compartilhar links muito grandes pode ser um problema, e por esse motivo, a divulgação de conteúdo online é mais fácil quando os links são mais curtos. Existem várias ferramentas que funcionam como encurtadores de URL, como o TinyURL, Bitly, Goo.gl, etc. Significado de WWWCompartilharO que é WWW:WWW é a sigla para World Wide Web, que significa rede de alcance mundial, em português.O www é um sistema em hipermídia, que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet. A tradução literal de world wide web é "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo", e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.

A Web funciona através de três parâmetros: a URL, que especifica o endereço único que cada página vai receber, e é como ela vai ser encontrada quando os usuários digitarem; HTTP, que é um protocolo de comunicação que permite a transferência de informação entre redes; e HTML, que é um método de codificar a informação da internet, para ser exibida de diversas maneiras.

História da sigla wwwA internet nasceu como uma rede fechada, nos anos 60, com o nome de Aparnet. Criada em laboratórios militares dos Estados Unidos, servia para trocar informações entre computadores do governo. Só em 1989 a proposta ganhou a característica que 

conhecemos hoje com o surgimento do www (World Wide Web).Desenvolvido pelo físico inglês Tim Berners-Lee, nos laboratórios da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), o www estabeleceu uma linguagem padrão para a circulação de dados na rede, permitindo que qualquer computador, de qualquer parte do planeta, tivesse livre acesso ao mundo virtual.

Significado de HTTPCompartilharO que é HTTP:HTTP é sigla de HyperText Transfer Protocol que em português significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto". É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web (Internet).

O HTTP é o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet. Por isso, os endereços dos websites (URL) utilizam no início a expressão "http://", definindo o protocolo usado. Esta informação é necessária para estabelecer a comunicação entre a URL e o servidor Web que armazena os dados, enviando então a página HTML solicitada pelo usuário.Para que a transferência de dados na Internet seja realizada, o protocolo HTTP necessita estar agregado a outros dois protocolos de rede: TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol). Esses dois últimos protocolos formam o modelo TCP/IP, necessário para a conexão entre computadores clientes-servidores.

Significado de DNSCompartilharO que são DNS:DNS é a sigla em inglês para Domain Name System (Sistema de Nomes e Domínios, em português), responsável por descodificar os nomes dos domínios dos sites que as pessoas digitam nos navegadores web em números IP.


O DNS opera principalmente através de duas funções: examinar e atualizar bancos de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede.O sistema de distribuição de nomes de domínio começou no ano de 1984, e através dele tornou-se possível que os nomes de hostsresidentes em um banco de dados pudessem ser distribuído entre vários servidores, diminuindo assim a carga em qualquer servidor.

O DNS baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados, além do nome do Hoste do IP (Internet Protocol).

Pelo fato de o banco de dados de DNS ser distribuído, o tamanho é ilimitado e o desempenho não altera quando outros servidores são adicionados.Existem 13 servidores DNS no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria.O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e vice-versa, permitindo a localização de hostsem um domínio determinado.

O servidor DNS é dividido entre DNS primário e DNS secundário, que é a cópia de segurança do DNS primário.Ver também o significado de internet



Significado de WebCompartilharO que é Web:Web é uma palavra inglesa que significa teia ou rede. O significado de web ganhou outro sentido com o aparecimento da internet. A web passou a designar a rede que conecta computadores por todo mundo, a World Wide Web (WWW). Web pode ser uma teia de aranha ou um tecido e também se utiliza para designar uma trama ou intriga.

A web significa um sistema de informações ligadas através de hipermídia (hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais) que permitem ao usuário acessar uma infinidade de conteúdos através da internet. Para tal é necessário ligação à internet e um navegador (browser) onde são visualizados os conteúdos disponíveis. São exemplos de navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Opera, etc.

Termos derivados de WebO termo web, com referência à rede mundial de computadores, proporcionou a criação de diversos neologismos associados à internet. Qualquer termo que tenha como prefixo ou sufixo a palavra web, está relacionado com a sua divulgação num meio virtual, neste caso, a internet.Profissões na Web: Webmaster, Webdesigner, Webdeveloper, etc.

Desenvolvimento Web: página Web, Website, servidor Web, Web Services

Evolução da Web: Web 2.0, Web 3.0

Exemplos diversos: Web messenger, Web imóveis, Web torpedos, Webcam, etc.



Significado de SystemCompartilharO que é System:System é uma palavra inglesa que significa sistema. Um sistema designa um conjunto de elementos coesos e interligados entre si. Por exemplo, o sistema solar (solar system) é composto pelo sol e pelos planetas que gravitam em torno dele. Um sistema é também um método ou a forma de realizar uma determinada tarefa ou projeto.

A palavra system, com a grafia original, é usualmente associada a termos informáticos e tecnologias. Por exemplo, system32 é uma pasta do Windows, onde são guardados vários arquivos importantes do sistema; process system é um processo padrão do sistema operativo que dá instruções específicas à CPU.

Sistema Operativo (Operating System) é o software base que controla o hardware do computador, gerenciando outros softwares e servindo de interface entre a máquina e usuário. Os sistemas operativos mais famosos são: Windows (Windows Operating System) da empresa Microsoft, Mac OS (Macintosh Operating System) da empresa Apple e Linux. Este último é um sistema open source, significa isto que não é propriedade de nenhuma empresa.

Outros exemplos do uso do termo system:

Sun Java System: É um ambiente de desenvolvimento de aplicativos, que utiliza linguagem de programação Java, propriedade da empresa Sun Microsystems.System Requirements Lab: É um serviço online que verifica se o computador do usuário possui os requisitos mínimos para rodar um programa específico.Significado de VGACompartilharO que é VGA:VGA é um padrão de vídeo criado para os gráficos dos computadores. Esse padrão permite que imagens sejam transmitidas em tempo real de um computador para um monitor que tenha essa saída. VGA é a abreviação para “Video Graphics Array” que significa em português “Padrão de Disposição Gráfica”, trabalha em modo analógico, ou seja, serve para transmitir apenas imagens.



O VGA foi introduzido pela IBM em 1987.Existem no mercado vários cabos que fazem a conversão do padrão VGA para outros padrões, como por exemplo: VGA para HDMI, VGA para SCART ou VGA para S-Video.Uma câmera VGA é uma câmera que tira fotos com resolução de 640x480, ou seja, atualmente existem câmeras que tiram fotos com resolução muito superior.

Conector VGAComumente chamado de “ VGA” o conector que faz a ligação do computador para o monitor se chama na verdade “conector D-SUB” ou “conector DB”.SVGAÉ uma extensão do VGA designado por “Super Video Graphics Array” e trabalha com outro tipo de placas de vídeos suportando resoluções ainda maiores do que o seu antecessor o VGA.

Significado de Tecnologia da InformaçãoCompartilharO que é Tecnologia da Informação:Tecnologia da informação (conhecida também pela sigla TI), é uma área que utiliza a computação como um meio para produzir, transmitir, armazenar, aceder e usar diversas informações.
Como a tecnologia da informação pode abranger e ser usada em vários contextos, a sua definição pode ser bastante complexa e ampla. A tecnologia é usada para fazer o tratamento da informação, auxiliando o utilizador a alcançar um determinado objetivo.As TI's têm evoluído muito com o rápido desenvolvimento da tecnologia, e com este desenvolvimento surgem cada vez mais soluções disponibilizadas pela informática. A tendência é que a tecnologia da informação seja cada vez mais importante na nossa sociedade, onde a informatização de vários conteúdos se transformou em uma norma.A Tecnologia da Informação pode ser dividida de acordo com as seguintes áreas:· Hardware e seus componentes;
· Software e seus meios;
· Sistemas de telecomunicações;
· Gestão de informações e de dados.

Vivemos na Era da Informação, e a potencialidade das novas tecnologias é inegável. No entanto, esse potencial pode ser usado de forma positiva ou negativa, o que levanta questões a respeito das vantagens e desvantagens das novas tecnologias.Tecnologia da informação e comunicaçãoTecnologia da informação e comunicação ou TIC, é a área que utiliza ferramentas tecnológicas com o objetivo de facilitar a comunicação e o alcance de um alvo comum.Além de beneficiar a produção industrial de um determinado bem, as TICs também servem para potenciar os processos de comunicação. Assim, a educação é uma das áreas que mais beneficia com a implementação das TICs. Uma melhor aprendizagem é uma das consequências de uma melhor comunicação.A tecnologia da informação e comunicação também pode revolucionar processos de negócios e pesquisas científicas.Tecnologia da informação nas empresasA tecnologia da informação é uma parte importante que pode ter impactos positivos no mundo empresarial.As TI's possibilitam um melhoramento no contexto estratégico e funcional, capacitando a empresa a melhorar o seu processo de planejamento e a interagir com o seu meio de forma mais produtiva.


Significado de INPUTCompartilharO que é INPUT:INPUT é uma expressão da língua inglesa que significa entrada. O termo é muito utilizado na área da Tecnologia da Informação (TI), como também em diversas outras áreas da atividade humana, como eletricidade, hidráulica etc.

Na área da Tecnologia da Informação, existem três fases necessárias para o desenvolvimento de um trabalho: a entrada (INPUT), o processamento e a saída (OUTPUT). A fase de entrada é caracterizada pelo ato de fornecer os dados que o computador irá trabalhar durante o processamento para, finalmente, produzir as informações de saída.A entrada e saída dos dados e informações no computador, cujas siglas utilizadas no jargão da TI são E/S (entrada/saída, em português) ou I/O (input/output, em inglês), se dá através de diversos dispositivos, denominados genericamente de ‘periféricos’.Atualmente, a grande maioria de periféricos tem a função de entrada e saída e só alguns têm utilização unicamente para uma das duas funções.Os periféricos exclusivamente de entrada são o teclado, mouse, microfone, Scanner, equipamentos de biometria (reconhecimento de impressões digitais, mãos, rostos, íris, entre outros), leitores de códigos de barras etc. Os que têm função única de saída são: impressora e alto falantes.Os periféricos com função de entrada e saída (E/S) são: discos rígidos (HD, do inglês “Hard Disk”) ou flexíveis (CD, DVD, BD e similares), a própria tela do tipo “Touch Screen” (tela sensível ao toque), pen drives, cartões e similares, joystick e similares quando são do tipo vibratório ou permitem alguma sensação tátil, equipamentos móveis digitais e similares (celulares e câmeras digitais).

Significado de TecnologiaCompartilharO que é Tecnologia:Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".

As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc. Atualmente, a alta tecnologia, ou seja, a tecnologia mais avançada é conhecida como tecnologia de ponta.

As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação.

Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem. Como fatores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige um contínuo e rigoroso controle.



Significado de AM e PMCompartilharO que é AM e PM:AM e PM (podendo ser escrita em minúsculas, com ou sem pontos a seguir às letras) são duas siglas com origem no latim utilizadas para referir cada um dos dois períodos de 12 horas em que está dividido o dia: AM (Ante Meridiem) significa "antes do meio-dia" e PM (Post Meridiem) significa "após o meio-dia".

AM é o período com início à meia-noite (00:00) e término às 11:59; PM é o período com início ao meio-dia (12:00) e término às 23:59.

No Brasil a contagem das horas é contínua após as 12h, correspondendo 13h a 1h da tarde, 14h a 2h da tarde e assim por diante.Em grande parte dos países de língua inglesa é costume especificar as horas do dia de zero a doze, seguidas de AM ou PM conforme o período. Nesses países é necessário informar sempre o período a que se refere a hora indicada. Por exemplo, 15h corresponde a 3:00 PM.Em inglês, AM pode ser referido como antes do meio-dia (before midday ou before noon) ou após meia-noite (after midnight). Para evitar confusões sobre qual período se refere 12 AM ou 12 PM, é importante indicar 12 midnight (meia-noite) ou 12 noon (meio-dia).

12h é am ou pm?Muitas pessoas têm a dúvida se 12:00 é am ou pm. No sistema de 12 horas, em que a designação am e pm é usada, existe o 12:00 am e 12:00 pm. Neste caso, 12:00 am é meia noite e 12:00 pm é meio dia.

Apesar disso, algumas pessoas afirmam que como a palavra meridiem significa "meio-dia", o exato instante das 12:00 (meio dia) não pode ser considerado am ou pm, pois está exatamente no meridiem. Mas quando uma pessoa olha para o relógio, mesmo passando um segundo do meio dia, já pode ser considerado 12:00 pm.

Para evitar esta ambiguidade, muitas pessoas evitam a designação 12 am ou 12 pm e usam o sistema de 24 horas. Assim, 12:00 é sempre meio dia e 00:00 (ou 24:00) é sempre meia noite.

Significado de Bit e ByteCompartilharO que é Bit e Byte:Bit é a sigla para Binary Digit, que em português significa dígito binário, ou seja, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. É geralmente usada na computação e teoria da informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, como 0 ou 1.Os computadores são idealizados para armazenar instruções em múltiplos de bits, que são denominados bytes. Inicialmente, byte tinha tamanho variável, mas atualmente tem oito bits, bytes de oito bits também são chamados de octetos. Existem também alguns termos para referir-se a múltiplos de bits, como kilobit, megabit (Mb) e gigabit (Gb).Fisicamente, o valor de um bit é armazenado como uma carga elétrica acima ou abaixo de um nível padrão em um único capacitor dentro de um dispositivo de memória. Mas, bits podem ser representados fisicamente por vários meios, como pela eletricidade, fibras ópticas, rede wireless etc.Um byte é um dos tipos de dados integrais em computação, é usado para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um dispositivo, independentemente do tipo de dados armazenados. A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é mais comumente chamado de octeto no contexto de redes de computadores e telecomunicações.A importância de bits e bytes se deve ao fato de tudo na informática ser medido através de bits e bytes.



Significado de Software livreCompartilharO que é Software livre:Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

A filosofia da FSF - Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre) tem em conta a liberdade de expressão e não o lucro. Por isso, um usuário que faça modificações no programa pode dar a toda a comunidade a possibilidade de se beneficiar das mudanças. Mas, caso queira cobrar pelo seu trabalho, tem essa alternativa.

A FSF é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman, considerado o "pai" do software livre e idealizador do GNU - sistema operacional tipo Unix. Para Stallman, os Softwares Proprietários (os que não são livres, como o sistema operacional Windows ou o Pacote Office) são restritivos e injustos.

A liberdade de usar um software livre abrange qualquer tipo de pessoa ou organização, em qualquer sistema computacional, ou em qualquer tipo de trabalho, não sendo necessário comunicar o uso a nenhuma entidade específica.

As licenças de utilização foram criadas para garantir a equidade de direitos entre os usuários. A GPL - General Public License (Licença Pública de Uso Geral) é a licença com maior utilização.

Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.

Significado de ProtocoloCompartilharO que é Protocolo:Protocolo é o conjunto das informações, decisões, normas e regras definidas a partir de um ato oficial, como audiência, conferência ou negociação, por exemplo.
Na realidade, a palavra “protocolo” abrange um leque de significados extenso, podendo variar desde um conjunto de formalidades públicas até os critérios a serem cumpridos no detrimento de determinada atividade, por exemplo.Os protocolos de estado, por sua vez, são todos os procedimentos padrões a serem executados quando há algum evento em que estão presentes representantes de países, federações, estados e etc.Quando se diz, independente da situação, que os envolvidos deverão “seguir o protocolo”, significa que é obrigatório trilhar todos os procedimentos previstos para completar determinado processo ou atingir a finalidade pretendida.Um protocolo também pode se referir a um conjunto de normas e regras firmadas entre duas ou mais partes, como consequência de uma reunião deliberativa.Neste caso, por exemplo, são comuns os protocolos internacionais, onde entidades governamentais de diferentes países firmam acordos com o intuito de atingir um objetivo em comum.Protocolo de KyotoCriado em 1997, o Protocolo de Quioto é um tratado entre diversos países que se comprometeram a seguir as normas e procedimentos estabelecidos durante a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas.A principal meta deste protocolo é reduzir a emissão e poluentes no meio ambiente, especialmente por parte dos países mais desenvolvidos.O Protocolo de Quioto entrou em vigor a partir de 2005, sendo que a primeira etapa deste tratado termina em 2020, quando os países voltarão a se reunir para apresentar os resultados e delimitar um novo compromisso para evitar as mudanças no clima.Protocolo de ManchesterConsiste na definição do Sistema Manchester de Classificação de Risco, utilizado nos hospitais para melhor ordenar as prioridades de atendimento dos pacientes, de acordo com o seu grau de urgência.

De acordo com o Protocolo de Manchester, foram definidas cinco cores que representam os níveis de gravidade de cada caso, assim como o tempo que o paciente levará para ser atendido.

Protocolos de redeSão procedimentos que controlam e regulam a comunicação, conexão e transferência de dados entre sistemas computacionais.
Existem diversos protocolos de comunicação em rede, sendo o IP (Internet Protocol) e o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) alguns dos mais comuns na internet.

Saiba mais sobre o significado de HTTP e HTTPS
Significado de AtaCompartilharO que é uma Ata:Ata é um registro escrito sobre todos os acontecimentos e assuntos debatidos durante uma reunião ou outro tipo de assembleia.

A ata se configura como uma modalidade textual da linguagem escrita, utilizada principalmente no contexto profissional para manter o registro de decisões e argumentos que foram previamente apresentados durante as reuniões.Por ter uma utilização formal, as atas apresentam um conjunto de normas de produção, que constituem a chamada “redação técnica”.Algumas das regras básicas para a produção de uma ata de reunião, por exemplo, são:· ausência de abreviaturas

· sem parágrafos ou alíneas
· todos os números devem ser escritos por extenso
· não usar corretivos

· sem rasuras ou emendas no texto

· verbos no pretérito perfeito do indicativo.
Caso o redator da ata cometa algum erro durante a produção da mesma, este deverá utilizar uma partícula retificativa no texto, como por exemplo: “Aos vinte dias do mês de junho, digo, de agosto, de dois mil e dezesseis…”.No entanto, caso o erro só seja percebido depois de lavrada a ata, a correção deve ser feita em forma de errata. Por exemplo: “Onde se lê junho, leia-se agosto”.

A partir do seu sentido figurado, uma ata ainda pode representar um relato, crônica ou resenha feito em formato de narrativa e com base em acontecimentos verídicos e factuais.Alguns dos principais sinônimos de ata são: resumo, súmula, registro e