Rabu, 30 Januari 2019

O que é um computador

Geralmente, a compreensão do vocabulário informático representa a principal dificuldade com a qual se confrontam os compradores de computadores pessoais. Ao contrário de uma televisão, para a qual os critérios de escolha são bastante limitados, a compra de um computador implica na escolha de cada elemento que o compõe e no conhecimento de suas características. Este artigo não pretende explicar todos os meandros informáticos relacionados a um computador, mas se propõe a ampliar o conhecimento sobre os componentes do mesmo, explicar o seu funcionamento e descrever as suas principais características.
Gambar terkait
Qual a origem do nome computador

Um computador é um conjunto de circuitos eletrônicos que permite manipular dados na forma binária, ou seja, na forma de bits. Nos Estados Unidos, ele se chamava EDPS (Electronic Data Processing System - Sistema de Processamento Eletrônico de Dados).
Quais são os tipos de computadores

Qualquer máquina capaz de manipular informações binárias pode ser qualificada de computador. Contudo, às vezes, o termo computador é confundido com a noção de computador pessoal (PC, sigla em inglês de Personal Computer), o tipo de computador mais presente no mercado. Ora, existem muitos outros tipos de computadores pais como Amiga, Atari, Apple Macintosh, Estações Alpha, Estações SUN, Estações Silicon Graphics. Este artigo vai tratar, particularmente, dos PCs, chamados também de computadores compatíveis IBM, pois a empresa criou os primeiros computadores deste tipo e, até 1987, foi líder neste setor, a ponto de controlar todos os padrões copiados pelos outros fabricantes.
Como é composto um computador

Um computador é um conjunto de componentes eletrônicos modulares, ou seja, que podem ser substituídos por outros com características diferentes, mas capazes de fazer funcionar programas informáticos. Fala-se assim de hardware para designar o conjunto dos elementos materiais do computador e software para designar a parte dos programas.

Os componentes materiais do computador são estruturados em uma placa principal que comporta alguns circuitos integrados e muitos componentes eletrônicos como condensadores, resistências, entre outros. Todos os componentes são soldados à placa, ligados por conexões e circuito impresso e um grande número de conectores. Esta placa se chama placa-mãe.

A placa-mãe fica alojada em uma caixa e dispõe de lugares para os dispositivos de armazenamento na sua face dianteira, assim como botões para controlar a conexão do computador e os diversos leds, diodos emissores de luz que permitem verificar o estado de andamento do aparelho e a atividade dos discos rígidos. Na parte traseira, a caixa apresenta aberturas para as cartas de extensão e as interfaces de entrada/saída ligadas à placa-mãe.

Por último, a caixa aloja um bloco de alimentação elétrica (chamado geralmente de alimentação), encarregado de fornecer corrente elétrica estável e contínua ao conjunto dos elementos constitutivos do computador. A alimentação serve para converter a corrente alternativa da rede elétrica (220 ou 110 Volts) em uma tensão contínua de 5 Volts para os componentes do computador e de 12 volts para certos dispositivos internos (discos, leitores de CD-ROM, etc.). O bloco de alimentação é caracterizado pela sua potência, que condiciona o número de dispositivos que o computador pode alimentar. Geralmente, a potência do bloco de alimentação é compreendida entre 200 e 450 watts.


Chama-se unidade central o conjunto composto pela caixa e os elementos nela contidos. Os elementos externos à unidade central são chamados de dispositivos.

A unidade central deve estar ligada a um conjunto de dispositivos externos. Geralmente, um computador é composto, no mínimo, de uma unidade central, um monitor, um teclado e um mouse, mas é possível conectar uma grande diversidade de dispositivos às portas séries e paralelas, portas USB e porta firewire tais como impressora, scanner, placa de som externa, HD externo, assistente pessoal, entre muitos outros.

0 komentar: